Premio A Rede 2012: VozMóvel – Categoria Acessibilidade


O projeto VozMóvel, que vem sendo desenvolvido pelo CPqD com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis por pessoas com deficiências visuais, acaba de conquistar o Prêmio ARede 2012, concedido anualmente a iniciativas relevantes de inclusão social no país que envolvem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O projeto do CPqD foi premiado na categoria Acessibilidade, modalidade Setor Privado, em cerimonia realizada ontem (29/10), em São Paulo, que contou com a presença de várias autoridades e representantes da sociedade civil e do setor privado.

“Esse é um prêmio muito importante para o CPqD, porque, além de representar o reconhecimento de um trabalho que vem sendo realizado há vários anos, é parte da nossa missão de contribuir para promover a inclusão digital da sociedade no Brasil”, afirma o presidente Hélio Graciosa. “Temos várias soluções de acessibilidade já disponíveis no mercado e, em breve, o projeto VozMóvel trará uma nova perspectiva de uso de dispositivos móveis para pessoas cegas ou com deficiências visuais”, acrescenta.

Iniciado em julho de 2010, com o apoio de recursos do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel) do Ministério das Comunicações, administrados pela Finep, o projeto VozMóvel consiste no desenvolvimento de uma solução que usa a tecnologia de síntese de voz como base de um novo modelo de interação do usuário com smartphones dotados de tela sensível ao toque (touchscreen). A primeira versão foi concebida para o sistema operacional Android, que hoje lidera as vendas de smartphones no mercado mundial.

No modelo de interação desenvolvido pelo CPqD, a tela do aparelho é dividida em seis áreas, correspondentes às principais funções de um celular: realização de chamadas, histórico de ligações, contatos, mensagens de texto (SMS), nível de sinal e de bateria e data/hora. Na medida em que a pessoa toca ou desliza o dedo sobre a tela touchscreen do aparelho, uma voz sintetizada informa a função correspondente àquela área. Com mais um toque, ela tem acesso à função. E, se essa função envolver uma informação, como o nível da bateria do aparelho ou uma mensagem de texto recebida, ela também é transmitida por meio do recurso de síntese de voz – que utiliza a tecnologia CPqD Texto Fala.

“Um dos diferenciais desse projeto é a parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, que permitiu identificar as reais necessidades dos deficientes visuais e a sua participação no próprio desenvolvimento e teste da solução”, enfatiza Claudinei Martins, da Diretoria de Tecnologia de Serviços do CPqD. Em fevereiro deste ano, teve início um teste piloto da solução, com a distribuição de smartphones touchscreen a um grupo de pessoas atendidas pelo CPC que, desde então, vêm utilizando os aparelhos no seu dia-a-dia.

“O intuito era avaliar a usabilidade da aplicação e receber sugestões de melhorias. E os resultados têm sido muito ricos em informação”, diz Martins. Segundo ele, agora o objetivo é incluir na interface funções do smartphone relacionadas ao acesso a e-mails, notícias e à internet em geral – outra demanda dos deficientes visuais que estão participando do teste piloto.

O foco principal do projeto VozMóvel são as mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar existentes no Brasil, de acordo com o Censo 2010 do IBGE. “Mas, no futuro, essa tecnologia poderá beneficiar também idosos, analfabetos e até crianças que ainda não aprenderam a ler”, acrescenta Martins.

fonte: http://www.cpqd.com.br/imprensa-e-eventos/the-news/6592-projeto-do-cpqd-voltado-para-deficientes-visuais-vence-premio-arede-2012.html

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s