Luz do Saber


Clique aqui para assistir ao vídeo no YouTube

Temos como proposta de trabalho alfabetizar jovens e adultos por meio do computador, promovendo a inclusão social e digital. Tirar da exclusão jovens e adultos que não tiveram acesso à alfabetização, os não alfabetizados (ágrafos e funcionais) por meio do Projeto Luz do Saber.

Proposta educacional na qual a principal ferramenta é o computador, o professor é um mediador e o aluno um colaborador ativo. A ênfase educacional é a leitura por meio do pensamento crítico, interagindo continuamente, numa relação entre tecnologia e abordagem de ensino. Software com interface didático-pedagógica, desenvolvido para a educação de jovens e adultos.

Os diferentes e progressivos níveis de aprendizagem deste Projeto permitem ao aluno satisfação, segurança e melhoria na auto-estima, pois a aula progride de acordo com seu ritmo pessoal. Não há nivelamento por grau de conhecimento. Em uma mesma turma, pode haver algum aluno iniciando o módulo, enquanto outros já estão no meio ou até mesmo concluindo as 40 aulas. Jovem, adulto, comunidade, computador… A missão é integrá-los numa relação harmônica e produtiva.

Novo software Luz do Saber:

O software atual Luz das Letras, com o qual trabalhamos desde 2002 é um software proprietário e fechado. Para desenvolver e ampliar o trabalho firmamos parceria com a Casa Brasil, que é um Projeto de inclusão digital da Presidência da República, a qual custeou o trabalho do desenvolvimento do novo software, desenvolvido sob nossa gestão. A condição é de software livre e aberto e a autoria foi creditada também ao Governo Federal, Secretaria da Educação do Ceará, além do CEBUDV – Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

A elaboração deste programa está sendo uma tarefa complexa e necessita um projeto específico, o qual acontece desde o dia 27/09/2007, por pessoas do CEBUDV, Secretaria da Educação do Ceará e da Casa Brasil.

O Software é um recurso didático que tem por objetivo contribuir para a alfabetização de jovens e adultos, além de promover a inserção na cultura digital. É um software de autoria embasado primordialmente, na teoria do educador Paulo Freire.

O Luz hoje:

Em 2009 fomos responsáveis por 800 alunos em 28 laboratórios/salas de aulas, com 35 monitores e 14 voluntários, 7 Coordenadores Regionais e a Coordenação Nacional. Desde 2002

Contatos com a Coordenação Nacional, em Brasília.
61 3225-3945 61 9655-0081
bene.ldl@opengate.com.br
Lauréti Mascarin

Anúncios

Um comentário sobre “Luz do Saber

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s