Seminário vai debater a Criança e Adolescente na Mídia


Foto: Samara

Agência Catavento – Rede ANDI promovem o Seminário  “Criança e Adolescente na Mídia: Qualificando o Discurso para Transformar a Realidade”, nesta quinta-feira (15), às 18h, no Auditório da Biblioteca do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento integra o projeto “Infância em Pauta – o jornalismo social em defesa dos direitos de crianças e adolescentes do estado do Ceará”.

Através do Seminário, a Agencia Catavento pretende estimular a discussão sobre a função do jornalista na defesa da criança e do adolescente, levando em consideração o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o qual afirma que é dever da sociedade, em geral, cuidar da garantia dos direitos de cidadãos nesta faixa etária. A discussão será feita com professores, estudantes de jornalismo e atores sociais, a partir da análise da abordagem de matérias de jornais sobre o tema.

Como convidados da mesa de debates estão a jornalista do jornal O Povo, Lucinthya Gomes, a doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Grupo de Pesquisa da Relação Infância Adolescência e Mídia (GRIM) da UFC, Inês Vitorino e o adolescente, participante do Instituto de Juventude Contemporânea (IJC), Paulo Luís Fonseca. A intenção é que o debate seja plural, com a participação de um jornalista sensível à temática, que abordará o processo de construção da  notícia, tratamento das fontes e compreensão sobre o tema; de um professor da universidade, o qual trabalhará a questão da função social do jornalismo e de um adolescente que revele a sua opinião sobre como a juventude é retratada pelos jornais. Luana Amorim, jornalista responsável pela Agência Catavento, explica que a presença de um adolescente colabora para a  qualificação do debate. “A contribuição do adolescente vem recheada de considerações de quem vivencia o processo e de quem se vê diariamente nas páginas dos jornais”, completa.

A jornalista lembra também que esse assunto deve ser discutido na universidade, por ser um local onde o estudante tem mais possibilidades de aprendizado, ao contrário do mercado, onde, devido à rotina de produção e a lógica editorial dos veículos, isso se torna mais difícil. “A discussão deste tema na Universidade é importante porque possibilita ao estudante o contato com o tema da criança e do adolescente na mídia e estimula a produção de conteúdos informativos com uma abordagem qualitativa e contextualizada de temáticas sociais”, ressalta.

O encontro é o segundo de um ciclo de seminários realizado pela Agência Catavento em três Universidades de Fortaleza. O próximo ocorrerá no dia 19 de abril, às 14h30, na Faculdade 7 de Setembro (Fa7).

* Com informações da Agência Catavendo – Rede Andi

Contato: Luana Amorim, jornalista da Agência Catavento Rede ANDI (fone: 85 3252 6990 / 85 8836 5570)

Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s