Coletivo defende direito à comunicação e mídias livres


logo_leve“o ventilador ligado remonta a movimento, e suas hélices girando se assemelham à forma de uma mandala, círculo com forte simbolismo espiritual. Dos quatro elementos, o ar é o que está ligado à mudança e à comunicação. Por fim, a cultura, compreendida como “qualquer produção humana”, dá ao Ventilador Cultural um sentido amplo. “Também não deixa de ser poético”, acrescenta Luciana Rabelo, referindo-se às sete sílabas, uma métrica usualmente presente em versos.

-matéria publicada na Edital

Uma jornalista, uma estudante de Artes Cênicas e um cartunista se juntaram para dar continuidade aos projetos idealizados pelo grupo depois de terem para por uma experiência em um canal comunitário de Recife (PE). Desde o início, a união se baseou na defesa do direito humano à comunicação e na utilização responsável dos meios, para que fosse promovida a defesa da paz e do meio ambiente. “Isso permeia todas as nossas atividades”, garante a jornalista Luciana Rabelo, que se juntou ao ilustrador Anderson Lucena e a produtora Irma Brown, as outras “hélices” do Ventilador Cultural, como eles se denominam.

No final de 2004, após intensa produção para a TV comunitária da cidade, os três colegas entraram em conflito com a direção e não viram outra solução senão sair coletivamente da emissora. Com a proposta de capacitar, incentivar e apoiar pessoas e grupos para “transformar a sociedade”, começava a ganhar forma a experiência do coletivo, que consolidaria já em 2005. Uma entidade de apoio de Pernambuco deu o apoio inicial à iniciativa do grupo. “Tocamos essa idéia! Não era mais só a TV. Abrimos abrir um leque de possibilidades”, lembra a jornalista.

Clique aqui para continuar lendo e aqui para conhecer a iniciativa de ‘perto’.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s