Cinema Novo apresenta: “Semana Glauber Rocha–70 Anos”


Essa vale a pena reproduzir. Vale a pena ressaltar que só estou fazendo isso porque conheço o trabalho do cara e ele foi meu companheiro de poltrona de Stm à São Luis…tenho um livro ‘Cartas ao mundo’, organizado pela jornalista Ivana Bentes. Nos conhecemos no FSM e ela assinou ele pra mim – haja responsa!

glauber rochaAo longo de sua vida, como artista, intelectual e cidadão, Glauber Rocha viveu intensamente, produzindo uma densa obra que o transformou numa das maiores personalidades do século XX. Sua filmografia, com 10 longas e 8 curtas, teve como compromisso os impasses cruciais de seu tempo e a luta pela liberdade, no Brasil, na América Latina, na Europa e na África.

Ideólogo do movimento Cinema Novo, Glauber revolucionou a linguagem do cinema contemporâneo. Sua expressão artística influenciou movimentos políticos e culturais dos anos 60 como “Maio de 68”, na França, e o “Tropicalismo” no Brasil, entre outros.

Glauber Rocha deixou um precioso legado de idéias e criações, impressas em filmes, vídeos, livros e uma extensa produção que ainda hoje permanece inédita – poemas, desenhos, peças de teatro, romances, roteiros de filmes não realizados. Este patrimônio cultural está depositado na instituição TEMPO GLAUBER, sediada no Rio de Janeiro, que já se encontra em plena fase de recuperação.

Cresce a cada dia a procura pela obra de Glauber Rocha, sobretudo para exibições de seus filmes no Brasil e no exterior.

E em homenagem aos 70 anos de Glauber Rocha, a Associação dos Amigos do Tempo Glauber apresenta a “SEMANA GLAUBER ROCHA – 70 ANOS” que se consiste em atividades como exibição de filmes do artista e documentários sobre seu processo de criação, leituras de cartas e textos pertencentes ao seu acervo com grupos de teatro, apresentações musicais, entre outras. Estas atividades serão realizadas na semana de seu aniversário dando início na segunda-feira dia 16 de março de 2009, às 15:00h.

O evento acontecerá na sede do Tempo Glauber, no Rio de Janeiro, Rua Sorocaba, nº 190 – Botafogo.

Agenda da semana

16/03/09 – 2ª feira – às 15:00h

– Leitura do texto “Senhor dos Navegantes”, de Glauber Rocha, com o grupo Tropa de Palhaços de Quinta

– Exibição do filme “Barravento Visto Por…”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini – às 17:00h

– Exibição do filme “Barravento”, de Glauber Rocha – às 19:00h

– Apresentação musical de AVA – às 21:00h

17/03/09 – 3ª feira – às 15:00h

– Exibição do filme “Rocha que Voa”, de Eryk Rocha

– Exibição do filme “Diário de Sintra”, de Paula Gaitán – às 17:00h

18/03/09 – 4ª feira – às 15:00h

– Leitura do texto “A Conquista de Eldorado”, de Glauber Rocha, com o grupo Nós do Morro

– Exibição do filme “Depois do Transe”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini – às 17:00h

– Exibição do filme “Terra em Transe”, de Glauber Rocha – às 19:00h

– Apresentação musical de Negro Leo Trio (com os músicos Leonardo Campelo, Gabriel Balleste e Daniel Fernandes) – às 21:00h

19/03/09 – 5ª feira – às 15:00h

– Exibição do filme “Milagrez”, de Paloma Rocha e Joel Pizzini

– Exibição do filme “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha – às 17:00h

– Debate sobre preservação, restauração, difusão e memória da obra de Glauber Rocha com Hernani Heffner, Fábio Fraccarolli, Mônica Paixão, Mauro Domingues e Paloma Rocha – às 19:00h

20/03/09 – 6ª feira – às 14:00h

– Leitura do texto “O Destino da Humanidade”, de Glauber Rocha, com grupo Teatro de Extremos

– Exibição do filme “A Idade da Terra”, de Glauber Rocha – às 16:00h

– Cineclube Espaço Utopya, Curadoria Dario Gularte, com exibição dos filmes: “Depois das 9”, de Allan Ribeiro; e “Joanna Francesa”, de Cacá Diegues – às 19:00hs (debate com os diretores e homenagem ao cineasta Glauber Rocha)

O TEMPO GLAUBER

O Tempo Glauber é um dos mais representativos acervos e centros de preservação e difusão da história do cinema brasileiro. Neste sentido, ao longo de seus quase vinte anos de existência, a entidade atua de forma a não só conservar e difundir a obra do cineasta Glauber Rocha, mas também contribui para a formação e disseminação da cultura cinematográfica, através de exibições de filmes, mostras e eventos regularmente promovidos, além de cursos, oficinas e atividades pedagógicas que demonstram um compromisso com a sociedade de forma abrangente, o Tempo Glauber se destaca entre as iniciativas privadas ligadas à arte e cultura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s